Após se depilar ou fazer a barba é provável que você já tenha percebido algumas bolinhas vermelhas na pele. Muito semelhantes à acne, num primeiro momento você pensou que se tratava disso, até perceber que, na verdade, estava com foliculite.
A foliculite é uma inflamação da raiz dos pelos, muitas vezes causada por um pelo encravado. Uma infecção bacteriana pode ser também a causa para o aparecimento dessa inflamação e inchaço na pele. É bastante comum e dificilmente tem complicações. Ainda assim, é incômoda, devido à dor e coceira na região afetada.
Nádegas, pernas, virilha, rosto e couro cabeludo são os locais mais comumente afetados pelo problema. Pode ser superficial e, raramente, profunda, que é uma complicação da foliculite superficial.
Saiba agora como é feito o diagnóstico e tratamento para essa inflamação da pele:
Diagnóstico
O diagnóstico é feito no próprio consultório médico, através do exame físico e observação da inflamação.
Quando se relata que o problema é frequente e que está se espalhando para outras regiões do corpo, pode ser solicitada também a extração de uma amostra das bolhas avermelhadas.
O objetivo do teste é determinar a causa da inflamação para prescrever o tratamento correto. Esse problema de pele pode ser causado por um pelo encravado ou por vírus, bactérias e fungos.
Tratamento
O tratamento é indicado apenas em casos recorrentes da inflamação ou quando, após a realização de testes, é confirmado que sua causa vem de bactérias, fungos ou vírus.
A partir disso, o médico prescreve remédios para serem utilizados a fim de tratar o problema. Dentre as recomendações mais comuns estão:
- Uso de sabonete antisséptico: Quando se trata da foliculite superficial, o uso de sabonete antisséptico ajuda a reduzir a inflamação e evita que se espalhe para outras partes da pele.
- Aplicação de creme hidratante: No caso dos homens, que lidam com o problema na barba, além do uso de sabonete neutro ou antisséptico, é recomendada também a aplicação de um creme hidratante.
- Uso de shampoo antifúngico: Indicado nos casos em que a inflamação aparece no couro cabeludo e é causada por fungos.
- Cremes ou pomadas para coceira: Indicados quando a causa do problema são pelos encravados e não há suspeita de infecção bacteriana.
- Cremes antibacterianos: Quando aparecem nas pernas, as bolhas avermelhadas costumam ser causadas não apenas por pelos encravados, mas também por bactérias. O creme antibacteriano é então recomendado.
A foliculite é bastante comum e pode desaparecer sozinha, sem a necessidade de tratamento. De qualquer forma, se as bolinhas vermelhas incomodam, aparecem com frequência no mesmo lugar e apresentam pus, não deixe de procurar o dermatologista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologistas em São Paulo!