You are currently viewing As principais doenças da pele

As principais doenças da pele

  • Post author:

A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por proteger o organismo contra impurezas, bactérias e vírus que transmitem doenças. É a pele, também, que se encarrega em regular a temperatura do corpo e por isso, precisa de cuidados frequentes para estar sempre limpa e saudável.

Contudo, assim como todo o nosso corpo, ela é suscetível a alguns problemas que causam podem causar incômodos, afetar a autoestima e, em alguns casos, se desenvolver para algo grave. Dentre as diversas doenças de pele existentes, algumas são mais comuns e conhecidas.

Vamos falar um pouco sobre elas agora:

Acne

É a mais comum das enfermidades dermatológicas. Acomete muitas pessoas, especialmente na fase da adolescência, por conta das alterações hormonais decorrentes dessa fase. Pontos pretos, espinhas e cravos surgem quando os poros da pele ficam entupidos de sebos que se ligam às glândulas presentes na pele. A proteção do órgão, fica comprometida e caso não seja tratada precocemente, a acne pode evoluir situações de alta gravidade.

Evitar alimentos gordurosos, fazer limpezas periodicas, e manter a pele propriamente hidratada são algumas recomendações. Porém, se a situação for mais delicada, pode ser necessário o uso de medicamentos antibióticos.

Psoríase

É uma descamação na pele que causa inchaço e vermelhidão ao redor da área afetada. As escamas ficam prateadas e afetam o couro cabeludo, os joelhos, cotovelos e até mesmo os punhos. Além desses sintomas, a pessoa também sofre com coceiras constantes e o ressecamento da pele. 

O principal fator para o surgimento da psoríase é genético: a hereditariedade. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esta não é uma doença contagiosa. O acompanhamento de um dermatologista é fundamental, visto que a doença não tem cura, e os seus efeitos só são diminuídos através de tratamento especializado. 

Rosácea

Também conhecida como acne rosácea, é uma das doenças da pele que mais afeta indivíduos acima dos 30 anos de idade. A pele avermelhada, olhos inflamados, nariz inchado e engrossamento da derme são alguns dos sintomas desta doença. Ela é muito influenciada pelo estresse e o consumo exagerado de bebida alcoólica.

Existem vários tipos de rosácea, sendo a fimatosa mais comum, que causa espessamento e engrossamento da pele, além de inchaço. É uma doença que não tem cura, mas com tratamento adequado pode ter os efeitos minimizados.

Vitiligo

É uma condição em que a pele perde a sua pigmentação natural, tornando-se muito clara. . A melanina se torna escassa na pele e manchas brancas surgem em várias partes do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e embaixo do rosto. Ela não tem cura, mas também possui tratamento.

Melanoma

Ao contrário do vitiligo, o melanoma causa uma pigmentação mais escura na pele e as manchas crescem de maneira rápida e desordenada. É uma doença que requer bastante cuidado, pois pode se desenvolver em um câncer.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Deixe um comentário