You are currently viewing O que são dermocosméticos?

O que são dermocosméticos?

  • Post author:

Você sabe o que são os dermocosméticos? Conhece a diferença entre eles e os cosméticos convencionais?

A pele do rosto é muito sensível às condições climáticas e à poluição. Por esta razão, cuidados básicos como a limpeza, hidratação e uso de filtro solar são essenciais para manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento precoce.

Neste ritual de beleza, não podem faltar produtos de qualidade, preferencialmente aqueles que são recomendados pelo dermatologista, conforme o tipo de pele e o problema que precisa ser resolvido. Uma das opções são os dermocosméticos. Para saber mais, acompanhe a leitura!

A eficácia dos dermocosméticos

Dermocosméticos são produtos que contém ativos farmacológicos que agem nas camadas mais profundas da pele, ao contrário das formulações convencionais que atuam somente na superfície da pele.

Os dermocosméticos possuem fórmulas específicas para cada problema da cútis, tais como manchas, acne, linhas de expressão, rugas, cicatrizes e flacidez, além de cremes corporais contra a celulite.

Outra vantagem desses produtos é que sua composição química não utiliza corantes, conservantes nem fragrâncias, o que evita alergias e irritações na pele. Esses produtos também não deixam os poros obstruídos. Há dermocosméticos, inclusive, que são preparados com água termal.

Dermocosméticos e cosméticos: qual a diferença?

No mercado, há excelentes produtos cosméticos para a limpeza e hidratação da pele. A diferença é que esses produtos, como destacamos no início desse artigo, agem superficialmente. Portanto, a escolha depende da finalidade e da expectativa de resultados.

Os resultados dos cosméticos são paliativos, amenizam os problemas da pele, mas não agem profundamente porque não possuem os ativos farmacológicos. Já os dermocosméticos agem de fora para dentro porque seus ativos conseguem penetrar as camadas mais profundas da pele.

O ideal, principalmente para quem possui problemas mais sérios na pele, como a acne, machas e os sinais da idade, é consultar o dermatologista, pois o uso de produtos inadequados pode piorar o estado da pele. O médico especialista na área é a pessoa certa para orientar a compra de produtos para o rosto e corpo.

Os dermocosméticos são desenvolvidos com base em pesquisas científicas para comprovar a eficácia das fórmulas. Devido ao uso de substâncias farmacológicas, esses produtos não podem ser comercializados sem o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isto garante mais segurança ao consumidor, ao contrário de cosméticos comuns que não são submetidos ao controle rigoroso.

Dermocosméticos são mais caros?

O preço é outra diferença entre os dermocosméticos e os cosméticos. Os dermocosméticos são formulados a partir de estudos científicos e com produtos diferenciados e, por esta razão, são mais caros do que os produtos convencionais.

No entanto, os produtos que serão usados na pele do rosto e do corpo não podem ser escolhidos com base apenas no preço.

É importante levar em consideração a eficácia dos produtos. Ao cuidar corretamente da pele, é possível retardar o envelhecimento e, com isso, evitar possíveis gastos com determinados tratamentos dermatológicos, por exemplo. No caso dos dermocosméticos, a palavrachave é prevenção.

Embora não seja necessária uma receita médica para comprar esses produtos, é essencial buscar a orientação de um dermatologista para efetuar a escolha e a compra certas. Esse é o profissional apto a realizar uma avaliação aprofundada do tipo e do quadro da sua pele, indicando a melhor conduta (e os melhores dermocosméticos!) para cada caso particular.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

Deixe um comentário