You are currently viewing 10 dicas valiosas para cuidar do cabelo

10 dicas valiosas para cuidar do cabelo

  • Post author:

Cuidar dos cabelos nem sempre é tarefa simples. Abusar de artefatos de beleza como secador e alisantes, descolorir e tingir, além de excessiva exposição ao sol, cloro e vento são exemplos de ações corriqueiras que podem prejudicam e enfraquecer os fios.

Vale lembrar que a parte estética não é a única a ser afetada com negligência capilar. Diversas doenças podem atingir os cabelos e o couro cabeludo, como dermatite seborreica, queda, alopecia…

Para te auxiliar a manter a saúde e a beleza dos seus cabelos, trouxemos uma lista com 10 dicas valiosas.

Tome nota e coloque as ações em prática assim que possível:

1. O cuidado começa antes do banho

Antes de lavar os fios, escove-os bem lentamente de modo a estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo.

2. Na hora do banho…

Evite ao máximo os banhos quentes e demorados, visto que a água em alta temperatura remove hidratação natural do couro cabeludo que protege os fios de cabelos.

Prefira a água morna e, antes de sair do banho, finalize com um jato de água gelada. Este simples hábito é capaz de abrilhantar os fios.

3. Cuidado com o calor

Em dias quentes, passe o protetor térmico antes de sair de casa para evitar os danos causados pelos raios ultravioleta, mesmo em dias nublados.

4. Na hora de usar o secador…

Jamais mantenha o aparelho posicionado sobre a mesma mecha de cabelo por tempo prolongado. O ideal é passar, no máximo, 5 segundos em cada mecha e o mais distante possível do couro cabeludo para não deixá-lo oleoso. O ideal é usar o secador frio para não alterar a oleosidade do couro cabeludo.

O uso de protetor térmico, assim como para sair ao sol, também é indicado nessa ocasião.

Para finalizar e fixar os fios, aplique um jato de ar frio.

5. Se você usa chapinha…

Prefira os modelos de cerâmica, visto que estes são bem menos agressivos do que aqueles confeccionados em metal.

Os movimentos, constantes e lentos, devem ser realizados sempre na mesma direção: da raiz para as pontas.

Se notar a presença de pontas duplas, use ainda um reparador de pontas de silicone.

6. Hidrate, sempre!

Após aplicar uma boa máscara de hidratação, basta esperá-lo agir 20 ou 30 minutos, em média. Passado este período, enxague com água morna ou fria.

Lembre-se ainda de que o creme de hidratação deve ser distribuído apenas no comprimento do cabelo, e jamais nas pontas.

7. Invista na alimentação saudável

Bons hábitos alimentares, com o consumo de proteínas (encontradas em carnes, ovos e leite), também ajudam na manutenção da boa saúde das madeixas.

O mesmo também pode ser dito em relação ao consumo de cereais ricos em vitaminas do complexo B, visto que eles são responsáveis pela nutrição do couro cabeludo.

Para evitar a oleosidade dos fios, evite o consumo de alimentos gordurosos.

8. Não durma com o cabelo molhado!

Esse conselho tão propagado pelas mães e avós realmente procede. Evite também o uso de elásticos e/ou prendedores. Ambos os hábitos podem enfraquecer e causar quebra dos fios.

9. Em caso de perda de brilho…

Uma ótima dica é: use shampoos tonalizantes. Eles são capazes de reavivar a cor dos cabelos sem agredí-los com química.

10. Se os cabelos são longos…

Uma dica para que eles não acordem sempre embaraçados é dormir de trança, sem tracionar muito. No outro dia, eles estarão com ondas lindas e bem definidas.

Agora você já conhece uma série de dicas e sugestões sobre cuidados com o cabelo. Para acessar mais dicas sobre os cuidados com a pele e os cabelos, navegue pelo conteúdo do nosso blog.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

Deixe um comentário