You are currently viewing Brotoeja: sintomas, causas e tratamentos

Brotoeja: sintomas, causas e tratamentos

  • Post author:

A brotoeja é o nome dado popularmente para a miliária, um tipo de dermatite inflamatória, que gera erupções cutâneas.

Embora possa acometer pessoas de qualquer idade, as brotoejas são muito mais comuns em bebês e crianças pequenas, que podem ser mais sensíveis ao calor, o que facilita o surgimento das brotoejas.

A presença constante de crianças em ambiente quente e úmido favorece o surgimento das brotoejas pelo corpo.

Sintomas da brotoeja

Entre os principais sintomas da brotoeja estão as erupções na pele, que podem ser cristalinas ou avermelhadas, dependendo da região atingida. As erupções cristalinas tendem a ser superficiais, enquanto as avermelhadas são mais profundas.

As bolhas, manchas avermelhadas ou saliências também são formas pelas quais a brotoeja pode se manifestar na pele. Coceira é outro sintoma bastante comum das brotoejas, tornando as erupções ainda mais incômodas. Além disso, a coceira é, geralmente, acompanhada de uma sensação de queimação, piorando a situação.

A brotoeja também se caracteriza por surgir especialmente na região do tronco, atingindo o pescoço, as axilas, regiões em que a pele apresenta dobras, podendo chegar até à virilha.

Causas da brotoeja

A causa da brotoeja é a obstrução dos poros da pele que levam até as glândulas sudoríparas. Essa obstrução faz com que o suor fique retido na parte interior da derme, sem conseguir ser expelido pelos poros bloqueados. Assim, o suor causa as protuberâncias na pele, gerando as brotoejas.

A obstrução dos poros pode ser causada por diferentes motivos. Um dos mais comuns, especialmente em crianças pequenas, é o uso inadequado de roupas muito quentes e apertadas. Em bebês, os poros podem ainda não estar completamente formados, facilitando a manifestação de brotoejas.

Outro fator que pode contribuir para que a brotoeja se manifeste é a obesidade infantil, pois acarreta suor excessivo e aumento da temperatura da pele.

Nos casos de obesidade infantil, as dobras na pele aumentam, assim como a temperatura e o suor entre elas, causando o surgimento das brotoejas.

Tratamento da brotoeja

A maioria dos casos de brotoeja não necessita de um tratamento específico, desaparecendo de maneira espontânea após algum tempo em ambientes de clima fresco e ameno, assim como quando acontece a desobstrução dos poros, com o uso de roupas leves e confortáveis.

No entanto, em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos, que devem ser indicados pelo especialista, de acordo com cada caso e a necessidade individual. Em geral, o tratamento é feito com o uso de medicamentos tópicos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologistas em São Paulo!

Deixe um comentário