You are currently viewing Queda de cabelo devido à cirurgia bariátrica: por que isso acontece?

Queda de cabelo devido à cirurgia bariátrica: por que isso acontece?

  • Post author:

Perder o cabelo é algo muito traumático para qualquer pessoa, especialmente para o público feminino. O medo de a situação ser algo de demorada reversão ou de o cabelo nem voltar a crescer faz parte da frustração de quem passa por isso. E quem se submete a uma cirurgia bariátrica precisa estar ciente de que essa situação é passível de acontecer. Por ser uma ação forte, uma das reações do corpo a ela é deixar os cabelos caírem, e isso se torna um pesadelo para quem experimenta a operação.

Mas por que acontece a queda de cabelo após cirurgia bariátrica?

Parte da sobrevivência do nosso

organismo se dá por conta de vitaminas e outras substâncias saudáveis. Esses nutrientes advêm do consumo de alimentos e outras fontes de energia que possuem essas substâncias. Porém, a cirurgia bariátrica reduz a quantidade desses elementos no corpo justamente porque a operação se concentra na perda de peso.

Em princípio parece ser algo simples, mas, quando o corpo reconhece que parte dos nutrientes está indo embora, ele os distribui e os armazena em canais ou órgãos com maior necessidade dessas substâncias. O problema é que os cabelos não são esses canais e, em virtude disso, começam a cair.

Outro detalhe importante é que não só vitaminas e nutrientes são perdidos, mas a baixa produção de hormônios também é evidente, algo de que os cabelos também necessitam para crescer e se desenvolver. Como o organismo reconhece que algumas substâncias são necessárias para órgãos importantes, os cabelos acabam entrando na lista de reorganização nutricional do corpo.

E agora? O que faço?

Agora que você sabe o motivo, é preciso entender como proporcionar essa reestruturação nutricional dos cabelos. A

cirurgia é benéfica, mas a adoção de um comportamento nutricional é fundamental para que a operação não resulte em um prejuízo definitivo. Por isso, algumas dicas são essenciais.

Proteína

Ingerir alimentos com proteína é importante para que o organismo consiga remanejar a substância aos folículos capilares. Leite, cereais, carne vermelha e muita água são alimentos que precisam constar em sua dieta porque o alto valor protéico delas vai não só ser direcionado aos cabelos, como também para os órgãos.

Zinco

Consuma muitos legumes e verduras, pois o zinco vai não só ajudar o cabelo a crescer, mas também deixá-lo mais forte contra outras quedas.

Massageie a cabeça

Quando o seu cabelo começar a crescer, massageie-o bem. Isso estimula o fluxo sanguíneo na região e, quanto mais sangue tiver na cabeça, mais os músculos vão se soltando e estimulando os folículos a se abrirem e a deixarem o cabelo crescer.

Entenda que a cirurgia bariátrica, embora benéfica, é uma ação estressante, refletida de diversas formas pelo corpo, especialmente nos cabelos. Por isso, consulte o seu médico para adquirir orientação de como ajudar o seu cabelo a crescer saudável e a fazer com que a suplementação dos nutrientes seja muito proveitosa e flexível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!

Deixe um comentário